Notíciais

10 passos para programar a viagem perfeita.

Por Helena Carvão

Hoje acontecem muitos emprevistos na hora da sua viagem, para que você não tenha aborrecimentos e a sua trip não vire uma dor de cabeça, elaborei este artigo com 10 passos para você ter uma viagem sem surpresas desagradáveis.

 

Cancelamento e reembolso

 

1) Não comparecimento: Ao comprar qualquer tipo de viagem, seja ela terrestre, avião ou navio, fique atenta ao prazo de cancelamento da mesma. Até que dia é permitido solicitar um cancelamento e de quanto % do dinheiro pago, você terá direito ou não ao reembolso.

Caso algo acontecer e você fique impedido de fazer a viagem, esse ítem é muito importante.

 

Guia para se preparar para viajar

 

Malas

2) Esse é um tema polémico, porque já foi mais que demostrado que qualquer funcionário com estilete ou até caneta pode violar a sua mala, por mais que ela tenha cadeados. Então a minha dica é, não coloque vários cadeados para proteger sua bagagem, isso vai chamar atenção para a mesma.

 

3) O viajante tem a opção de fazer aquele embrulho a vaco para proteger melhor seus pertences, mas isso também vai chamar a atenção de meliantes que vão para aeroportos somente para roubar malas. Coloque um cadeado simples, e torça para nada dar errado.

Mas, se acontecer da sua mala extraviar....

 

4) Se dirija ao centro de reclamações de malas do aeroporto, com o seu tickt que você recebe na hora em que as malas são despachadas e peça um comprovante que as mesmas foram extraviadas, esse comprovante deve ter um número de protocolo, se você tiver sorte, suas malas são devolvidas de 1 à 3 dias no local que você indicar que estará hospedado ou em sua residência, se o fato ocorrer na volta da sua viagem.

 

5) Caso as malas realmente não apareçam, a solução é acionar seu seguro viagem e ver se ele cobre e quanto esta situação, caso contrário, entre com um processo judicial. (guarde todas as notas possíveis do que foi comprado no exterior)

 

* Este fato infelizmente ocorreu comigo na volta da minha viagem Rio x Londres pela companhia aérea Alitalia, entrei com um processo Judicial, e depois de aproximadamente 10 meses e duas audiências, recebi o valor de R$ 5.000,00 pela mala extraviada, isso no começo de 2011.

 

Passaporte e Visto

 

6) Nos países da América do Sul ele não é necessário, basta sua carteira de identidade, mas fique alerta, tem CI com data de validade e se for esse o seu caso, ela tem que ter menos de 10 anos de emissão. Fora isso o passaporte é necessário para viajar para qualquer pais do exterior.

 

7) O passaporte brasileiro é muito visado pelos golpistas no exterior, pos nosso país é multi-racial e qualquer pessoa, de qualquer aparência, pode "passar" como brasileiro, então tome cuidado redobrado com ele, e se perder ou for roubado em solo estrangeiro, vá ao consulado Brasileiro no país que você se encontra e peça e emissão de um passaporte de emergência.

 

8) Alguns países exigem o visto, outros não, a maioria dos países da Europa não exigem visto, mas outros sim. EUA o visto é necessário e caro, fique atento e se certifique antes de comprar a viagem.

 

Voo e Conexões 

 

9) Atrasos do seu avião para a próxima conexão: Se acontecer de ser em um voo de conexão a empresa é obrigada a te colocar no próximo voo disponível.

 

10) Para você não se atrasar para o seu voo: Pesquise quanto tempo demora de onde você está até o aeroporto e coloque pelo menos 2 horas de antecedência a estimativa, pois se caso venha a perder o voo, terá que comprar uma nova passagem, e na hora é muito mais cara.

 

Esse atigo te ajudou? Compartilhe com seus amigos, e se ficou alguma dúvida, deixe um comentário.

Leia também:

Workshop para viajar bem e barato

Work Exchange – Uma opção para viajar bem barato

Viajar bem e barato para Los Angeles

Viajar bem e barato para Las Vegas

Viajar bem e barato para o Canadá

Viajar bem e barato para o Rio de Janeiro

Viajar bem e barato para Cartagena

Viajar bem e barato para o Chile

Viajar bem e barato para Miami

Viajar bem e barato para Petrópolis

 

Veja também:

Conheça lugares atráves do projeto Drone Tour

Aprenda a viajar praticamente de graça

Como acumular pontos para fazer a viagem dos sonhos


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese