Notíciais

Slow Travel - Porque fazer.

Por Helena Carvão

Slow travel é um tipo de filosofia de estilo de vida, que teve sua inspiração no Slow Food, que nasceu de um movimento em Roma contra a instalação de mais um lanchonete do Mc Donalds.


Em português significa viajar devagar, ou viajar sem pressa, vamos conhecer seus benefícios?


Filosofia Slow Travel


O estilo slow travel de viajar prioriza a conexão entre o viajante e as pessoas locais, saber e sentir como os nativos daquela região vivem. É um estilo contra o chamado "Batidão", conhecer o máximo possível em menos tempo.

Hospedagem


Quando se opta por uma viagem slow travel, o turista procura ficar mais tempo em determinado lugar, ou seja, as estadias são mais longas. A melhor maneira de fazer slow travel é procurando por estilos de hospedagem alternativas, como o Airbnb, Casa Férias ou trabalho voluntário, mas conhecido como Work Exchange.

 

O que é e como fazer Work Exchange


Transporte


Nesse tipo de viagem o barato é usar os transportes públicos mesmo, como onibûs, metrô e melhor ainda uma bicicleta. Varios países tem serviço de aluguel de bicicletas, é muito barato e além de usufruir mais do local, vai fazer você economizar e muito na sua viagem.


Outra regra é não ter nada muito programado, como diz Zeca Pagodinho "Deixa a vida me levar", a idéia é não ficar em um roteiro engessado, é aceitar mudanças de planos, tudo faz parte de viver uma experiência realmente especial, viver mais e melhor.


O lema dos adeptos da Slow Travel é "A pressa é a maior inimiga das viagens perfeitas."


O que acontece hoje em dia, é que os turistas viajam para tirar fotos no maior numero de pontos turísticos possíveis para compartilhar nas redes sociais, e se esquecem do verdadeiro motivo da sua viagem, que é conhecer outras culturas, aprender a história do lugar, viver uma nova experiência, experimentar a gastronomia local, entre outros prazeres.


Benefícios do estilo Slow Travel


  1. Normalmente acaba saindo mais barato.
  2. Você sai do modo "ver" para "vivenciar"
  3. É mais ecológico.
  4. É mais relaxante.
  5. É perfeito para quem gosta de escrever sobre viagens. Faça um "diário de bordo" e depois compartilhe com o mundo sua experiência.


Dicas para fazer Slow travel

 

Como se preparar para viajar

 

Mentalize sua viagem, se prepare fisicamente, faça caminhadas antes do dia de embarcar na sua jornada. Quando já estiver viajando sinta e respireo ambiente . Vá aos mercados e lojinhas locais. Frequente os cafés e os Pubs da cidade, dessa forma você vai se sentir fazendo parte do cotidiano do lugar. Procure aprender um pouco do idioma local, nem que seja pequenas frases. Compre o jornal da cidade, mesmo sem falar o idioma fará você entender melhor o local que está visitando. Não se prenda somente a pontos turísticos famosos, procure lugares pouco explorados.


e lembre-se, DEVAGAR SE VAI MELHOR.

 

Aprenda a viajar praticamente de graça

 

Curtiu? Comente ou compartilhe ese artigo com seus amigos.

 

Leia também:

Workshop para viajar bem e barato

Work Exchange – Uma opção para viajar bem barato

Viajar bem e barato para Los Angeles

Viajar bem e barato para Las Vegas

Viajar bem e barato para o Canadá

Viajar bem e barato para o Rio de Janeiro

Viajar bem e barato para Cartagena

Viajar bem e barato para o Chile

Viajar bem e barato para Miami

 

Viajar bem e barato para Petrópolis

 

Como acumular pontos para fazer a viagem dos sonhos.

 

Como se preparar para sua viagem internacional.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese