Notíciais

10 dicas práticas para fazer a viagem perfeita

Por Helena Carvão

Para fazer a viagem perfeita é preciso preparação e saber lidar com imprevistos, confira 10 dicas que farão da sua viagem, a viagem perfeita

.

1)Orçamento: Escolha o orçamento e não o destino, trabalhe em cima do seu orçamento.  Observe suas opções - Quardar dinheiro e comprar a vista? parcelar no cartão de crédito?

 

Porque escolher o orçamento e não o destino? As vezes você sonha com uma viagem, que devido a sua atual circunstância não está dentro do seu orçamento, sendo assim, você vai acabar não indo para  lugar nenhum. E o importante é viajar, mesmo que para um lugar alternativo que seja parecido com o seu sonho.

 

Exemplo: Não adianta você ir para Dubai e não ter nenhum dinheiro para gastar lá, uma opção de destino alternativo seria Natal. (Ambos tem dunas, o clima é bem parecido, passeios de dromedários e etc.)

 

2) Escolha o tipo de lugar: Praia, parque, serra... e veja o que esta dentro do seu orçamento.  Se você escolher praia por exemplo, faça uma lista das principais cidades praianas que você gostaria de conhecer baseado no orçamento que você tem.

 

3)Pesquise Preços: Digite no google promoção para...(as cidades que você escolheu) Os preços variam muito de site para site, pesquisar é muito importante.

 

4) Procure a melhor época para viajar: Nem sempre a baixa temporada é a melhor opção. Não adianta ir para uma cidade Serra, se você curte o frio, em pleno verão, como não adianta ir para o litoral "pegar" uma praia em pleno inverno.

 

Neste ponto agora que você já definiu seu orçamento, lugar e já comprou seu pacote, passagem aérea ou mesmo optou por uma viagem terrestre, então vamos seguir para os próximos passos.

 

5) Pesquise seu destino: Hábitos, idiomas, pontos turísticos, assista filmes rodados no lugar, pesquise lugares não turísticos também, lugares escondidos que não estão nos guias turísticos  convencionais.... (Sonhe a viagem antes de conhecer)

 

Este é o grande barato, você curtir a preparação, e assim otimizar seu tempo para quando estiver lá, conhecer exatamente o que você sonhou e planejou, sem perder tempo e dinheiro indo a lugares que não representam nada para você.

 

6)Dicas de pessoas que já foram:  Peça dicas a quem já foi, como amigos, familiares e até grupos no face.

 

7) Faça seu roteiro: Como você vai do aeroporto para seu hotel, o seu hotel fica perto de onde, o que eu posso explorar perto de onde estou hospedado?

 

Separe o roteiro em 3 partes: Pontos de prioridade 1, 2 e 3... e priorize nessa ordem, pois se der algo errado, você fez os principais pontos do seu roteiro, e não se sentirá frustrado por não ter conhecido aquele lugar que você tanto sonhou.

 

8) Conte com imprevistos: Cuide bem do seu passaporte, voucher, documentos necessário na sua viagem.

 

Se perder seu passaporte no exterior, vá ao consulado, porém isso fará você  perder  tempo e vai provocar muita dor de cabeça.

 

Tenha sempre disponível mais uma forma de pagamento. (Cartão pré-pago, dinheiro)

 

Informe a colegas e parentes para onde você está indo.

 

9) Golpes: Cuidado com golpes tradicionais para o país ou cidade que você vai, pesquise na internet, cada lugar tem um tipo de golpe característico.

 

Ex: Buenos Aires: Circula muito dinheiro falso, trocam suas notas verdadeiras por falsificadas.

 

Rio de Janeiro: Os taxistas dão voltas e voltas para corrida ficar mais cara e o turista pagar mais.

 

* Observe para onde você vai e como se previnir de golpes locais.

 

10) Datas de Documentos: Mantenha-se atento a data de vencimento do seu passaporte ou identidade, muitos países exigem que o seu passaporte tenha seis meses de antecedência antes do vencimento para você poder embarcar.

 

No caso da América do Sul, alguns países exigem que sua identidade tenha menos de 10 anos de emitida.

 

Considerações Finais

 

* Fotografe seu passaporte: Isso ajuda na pesquisa do consulado para emitir um novo em caso de perda.

 

* Datas erradas: Se estiver no exterior e quiser fazer um voo doméstico, cuidado para não comprar passagens com data errada, os sites pregam peças, mostram uma promoção e você nem percebe que não é a data que você tinha colocado na procura, acontece com muita gente!

 

* Crie alertas: Use esse recurso em apps e sites para onde você quer ir, eles te avisam quando tiver o melhor preço para o destino escolhido.

 

* Trio: Localização, preço e conforto (escolha duas opções e priorize, escolher as três vai onerar e muito a sua viagem)

 

Para sua primeira viagem internacional, dica de países bons e baratos: Chile, Uruguai e Argentina.

 

* Compre um chip assim que chegar no seu local de destino se for para o exterior, a ligação é muito mais barata e a internet do celular geralmente é bem melhor que no Brasil , e você não vai ficar escravo do wi-fi.

 

* Procure aprender frases no idioma local, pelo menos bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, se seu destino for no exterior

 

* Aprenda um pouco de inglês gratis no Duolingo.

 

Seguindo esse guia, tenho certeza que você irá desfrutar de uma ótima experiência nas suas viagens.

 

 

Até a próxima parada.

 

Leia também:

Workshop para viajar bem e barato

Work Exchange – Uma opção para viajar bem barato

Viajar bem e barato para Los Angeles

Viajar bem e barato para Las Vegas

Viajar bem e barato para o Canadá

Viajar bem e barato para o Rio de Janeiro

Viajar bem e barato para Cartagena

Viajar bem e barato para o Chile

Viajar bem e barato para Miami

 

Viajar bem e barato para Petrópolis


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese