Notíciais

3 pontos turísticos que você tem que visitar em Niterói

Por Helena Carvão

Niterói, conhecida como cidade Sorriso, fica do outro lado da ponte da famosa Cidade Maravilhosa, porém mesmo tão perto, muita gente não conhece os lugares históricos e pontos turísticos maravilhosos que a cidade tem para oferecer aos turistas de todo o mundo. Separamos os 3+ aqui.

 

Pontos Turísticos

 

1)  Museu de arte contemporânea (MAC): Símbolo da cidade, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói atualmente está fechado para reforma, mas a visita externa já vale a pena. A reforma, que incluirá, além de um novo sistema de ar condicionado, várias outras melhorias seguindo padrões internacionais, como a troca do piso, acessibilidade, iluminação de led, retirada das grades, a construção de uma nova reserva técnica, etc. Todo o programa de trabalho faz parte do Plano de Governo 2015 para a celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016. Local: Bairro Boa Viagem.

 

2) Forte Gragoatá: Localizado na ponta do Gragoatá, com ampla vista da Baía de Guanabara, o Forte de Gragoatá é citado pelos estudiosos como o 2º forte mais antigo da Guanabara. Sua arquitetura poligonal é irregular, por causa do terreno em que se encontra. Possui fortes muralhas que avançam sobre o o mar. Do lado da praia, era encravado numa formação rochosa. Em 1909, teve seus limites modificados, com a demolição dessa rocha. Com muros brancos e sólidos, as guaritas ficam no ponto mais elevado da rocha, como que penduradas sobre o mar. O acesso pelo portão em madeira de lei está localizado no trecho inicial da muralha perpendicular à praia e "acima da verga em arco pleno", onde se lê: À D. Pedro II, Imperador do Brasil.

 

3)  Forte de Jurujuba: Nome oficial - A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, é o segundo ponto turístico mais visitado de Niteroi. Com arquitetura impressionante, atrai turistas e pesquisadores que buscam lazer e história, a fortaleza foi durante os períodos de colônia e império a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra participou de momentos importantes de nossa história, impedindo invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

Horário de Atendimento ao Público

Das 09h30 às 12h00
Das 13h00 às 16h30

Curtiu? Compartilhe e comente.

Leia também:

Workshop para viajar bem e barato

Work Exchange – Uma opção para viajar bem barato

Viajar bem e barato para Los Angeles

Viajar bem e barato para Las Vegas

Viajar bem e barato para o Canadá

Viajar bem e barato para o Rio de Janeiro

Viajar bem e barato para Cartagena

Viajar bem e barato para o Chile

Viajar bem e barato para Miami

Viajar bem e barato para Petrópolis


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese