Notíciais

O que é e como fazer Work exchange

Por Helena Carvão

Você já pensou em oferecer seu trabalho em troca de hospedagem e alimentação, dentro ou fora do Brasil e dessa maneira conhecer lugares incríveis? Isso é possível e existe, se chama work exchange, em português, intercâmbio de trabalho, ou troca por trabalho. Muitos brasileiros já experimentaram no exterior o work exchange e voltaram cheios de lembranças e experiências novas, mas muita gente não sabe nada sobre isso. Inclusive existe esse projeto aqui no Brasil, e eu dia 5 de outubro vou entrar nessa aventura por um mês, vou explicar como você também pode fazer isso.

Entendendo o work exchange

O projeto work exchange consiste em trabalhar em alguma nincho – pode ser em projetos ambientais, em educação de crianças ou adultos, em turismo e hotelaria, em fazendas e produções agrícolas, e muitas outras – em troca de hospedagem e alimentação. Porém, as recompensas são valiosas. O voluntário ganha em vivência num lugar completamente diferente do seu de origem, vive uma realidade nova, amigos dos mais diversos lugares do planeta e uma nova pespectiva do mundo.

Motivos para fazer Work exchange

 

Existem vários motivos para viver essa experiência, cada um tem o seu, entre eles vamos destacar:

- Viver uma paixão: Você é apaixonado por alguma área de trabalho, mas nunca teve oportunidade de executar, ou apaixonado por algum lugar do planeta, mas precisa de uma ajudinha para poder passar um longo tempo lá, o work exchenge é uma ótima opção nesses casos.

 

- Necessidade de mudança ou de fazer algo novo: Quem nunca teve vontade de passar um tempo fora do seu círculo atual e fazer alguma coisa totalmente nova? Um problema ou uma disilusão amorosa podem provocar esse sentimento.

 

- Aprender um novo idioma: Para aperfeiçoar e até aprender um novo idioma, viver no lugar que ele é falado é fundamental, isso é possível com o Work Exchange.

 

Como fazer Work Exchange

 

Existem várias maneiras, você pode optar por encontrar uma opção no exterior direto, ou fazer igual a mim, que optei por fazer um mês aqui no Brasil, mas não deixa de ser algo novo, pois é em uma reserva ecológica, sem televisão, sem tecnologia, vou conhecer pessoas vindas de outros lugares do mundo também, trabalhar com plantas, hortas e com turistas, a última parte para mim é um conforto, já que sou guia de turismo e agente de viagens.

Porque começar pelo Brasil? Quero me adaptar primeiro ao novo estilo de vida, para depois me aventurar no exterior. Sinto mais conforto dessa maneira. Irei começar dia 5 de outubro na reserva ecológica do Bom Retiro, aqui no Estado do Rio mesmo.

Aonde encontrar oportunidades de Work Exchange

 

Eu encontrei o meu destino e vários outros em uma fanpage muito legal chamada Para Onde? Ela é escrita por uma blogueira portuguesa, e tem diversas oportunidades, até trabalhos totalmente custeados, algumas empresas oferecem até a passagem de avião, que é um problema para alguns viajantes.


Antes de terminar esse artigo, quero deixar uma dica: É bom juntar algum dinheiro antes de decidir abraçar um projeto desses, ou ter algum tipo de renda alternativa no Brasil que não precise que você esteja presente fisicamente no lugar o tempo todo, uma grana extra é sempre importante ao se jogar pelo mundo.


Acompanhem o site, vou publicar artigos semanalmente sobre minha experiência, e se você gostou do tema, compartilhe o link com seus amigos!


Até a próxima!

 

Leia também:

Workshop para viajar bem e barato

Work Exchange – Uma opção para viajar bem barato

Viajar bem e barato para Los Angeles

Viajar bem e barato para Las Vegas

Viajar bem e barato para o Canadá

Viajar bem e barato para o Rio de Janeiro

Viajar bem e barato para Cartagena

Viajar bem e barato para o Chile

Viajar bem e barato para Miami

 

Viajar bem e barato para Petrópolis


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese