Notíciais

Construindo seu Jardim - 8 passos para você ter sucesso no seu negócio

Por Helena Carvão

Existem vários artigos de como empreender na internet, mas este é especial, vamos dar dicas que podem ser aplicadas a qualquer modelo de negócio, virtual ou não. Também existe a possibilidade de se usar a internet para fazer crescer seu empreendimento físico. Leia, aprenda, absorva as informações e aplique ao seu perfil profissional.

Regras básicas para ter sucesso profissional

A Regra básica para ser bem sucedido no seu projeto é "Não plante suas flores no jardim do vizinho." Ou seja, invista em você, no seu potencial e em algo que domina. Ou seja, se você não sabe cortar cabelo, não abra uma barbearia.

Trabalhe no que você gosta e sente prazer, pois do contrário sua labuta será um tormento, quando trabalhamos com o que amamos, a obrigação vira prazer e diversão.

Seja autosustentável, novamente repetimos, só trabalhe no que você saiba fazer, de maneira que não precise, pelo menos no começo contratar terceiros para uma função que você pode dar conta sozinho.

Agora vamos falar dos 8 passos para construir um negócio na internet ou alavancar um projeto que você já tenha e já esteja funcionando.

8 passos para o Sucesso

1) Escolha o nincho de mercado: Seja lá qual for a sua opção, tenha em mente que para ter sucesso é preciso ter Paixão, demanda para a sua escolha e o mais importante, você precisa ter um amplo conhecimento sobre o assunto.

 

2) Isca e recompensa: Ofereça algo gratuitamente para fidelizar aquele cliente, pode ser desde uma coca-cola, se o seu negócio for físico, a um e-book digital. No caso da coca-cola o cliente gosta de um tratamento diferenciado e isso vai fazer ele ter vontade de voltar sempre ao seu estabelecimento, já o e-book digital pode ser oferecido em uma landpage, site ou redes sociais, porém em troca a recompensa será o e-mail do cliente, assim você começa a montar seu banco de dados.

 

3) Captação de novos clientes: Isso pode ser feito de várias formas e estratégias. Promoções na sua loja física, promoção em sites e redes sociais. A publicidade pode ser feita gratuitamente ou pagas, sinceramente acho a publicidade na internet a forma mais barata e com maior retorno, aconselho o facebook ads.

 

4) Faça diferente: O segredo é se diferenciar, obeserve seus concorrente e tente promover seu negócio de forma diferente. A sua concorrente está anunciando os produtos com um propagandista com megafone? Contrate um mágico que brinque com os clientes na rua, interaja com eles, comunicação e interação é a chave!

 

5) Network: Crie uma rede de relacionamentos com as pessoas que estão no mesmo nincho de negócio que você, tanto os que faturam mais, menos ou igual a você, isso ajuda a construir alianças, parcerias e crescimento profissional. Comunicação sempre!

 

6) Ouça o cliente (feedback): Aprenda a ouvir as críticas de forma construtiva, tire proveito delas e tente melhorar, identifique seu ponto fraco e dê o seu melhor para aperfeiçoar o que não está agradando.

 

7)Lançamento de produtos: Não foque apenas em um produto, tente oferecer uma linha de produtos dentro do mesmo nincho que você escolheu, tente inovar com produtos novos, procure novidades para oferecer.

 

8) Automação: Consiste em criar uma forma ou meio de sistema em que as etapas sejam controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano; automatização. Ou seja use apps, internet programada, de uma maneira que o trabalho seja feito sem você estar na frente do computador o tempo todo. Por exemplo, eu gastei meu tempo para escrever esse artigo ao publicá-lo e você ler, estou gerando audiência e talvez renda para o meu site, mas eu não estou na frente do computador nesse momento. 

Agora reorganize suas ideias calmamente e veja como essas dicas podem te ajudar a desenvolver um novo negócio ou alavancar algum projeto em andamento, e mãos na massa. Espero ter ajudado.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese