Notíciais

Teorias da origem do nome Brasil.

Por Helena Carvão

Você leitor desse artigo, deve ter certeza que a origem do nome Brasil para o nosso país veio do Pau Brasil, uma árvore encontrada aqui pelos Portugueses no descobrimento, de onde podia ser retirado um tipo de líquido vermelho que era muito valioso e usado como tinta.

 

Só que não, nem tudo que aprendemos na escola é verdade, novos fatos vão sendo descobertos e a história ganha um novo curso.

 

Saiba as demais teses da origem do nome do nosso País, lendo esse artigo.

Teoria do nome Brasil aprendida na escola.

Em 1.500 na descoberta do Brasil, os portugueses chegaram aqui e encontraram a árvore Pau Brasil, mas de onde eles conheciam essa árvore e sabiam seu nome?

O Pau Brasil já havia sido encontrado no leste da Índia, e por ser encontrado em abundância em nossa terra, os Portugueses deram esse nome ao nosso país em homenagem à arvore tão lucrativa e antes escassa,

 

Teoria vinda da antiguidade.

Em um escrito do pensador grego Platão, chamado “Timeu e Crítias”, há uma citação da existência de terras a oeste do Estreito de Gibraltar.

Para alguns pesquisadores, este seria um forte indício sobre a descoberta do continente americano. Outras fontes cartográficas dessa época indicavam a existência de uma ilha chamada “Brazil” ou “Breasil”.

Essa ilha seria localizada a oeste, em uma região entre a Irlanda e o meados do Oceano Atlântico. De acordo com alguns escritos, essa ilha tinha características místicas e/ou paradisíacas. Dessa forma, podemos ver que o povo europeu já arquitetava a busca por alguma terra onde as dificuldades seriam nulas. Sendo assim, o desejo por novas terras era muito anteriores ao empreendedorismo marítimo ibérico.

Teoria que a palavra Brasil viria de uma lenda Irlandesa.

Segundo uma lenda irlandesa onde se falava de uma ilha conhecida como “Hy Brazil”, que possivelmente significava “terra abençoada”. O desconhecimento desse local paradisíaco era explicado por uma densa neblina que deixariam essas terras visivelmente encobertas. A terra, só ficaria visível uma vez a cada sete anos, e teria sido encontrada pelo monge irlandês São Brandão, por volta de 565.

Outra teoria diz que a origem vem da expressão irlandesa “Uí Breasil”, que significava os “descendentes do clã Breasal”. 

Teoria dos Filógos.

Filogós são especialistas no estudo da língua escrita de diversas naturezas, e segundo alguns deles, acreditam  que o termo “brazil” vem da língua gaélica, que significaria “afortunado” ou “encantador”.

 

Teoria Fenícia

Uma outra pesquisa tenta vincular a palavra a um termo fenício conhecido como “barzil”. Segundo estes estudiosos, o termo referia-se a um local rico em metais.

 

Qual "Brasil" você acredita?

Entre tantas teorias vemos que a palavra Brasil sempre serviu para o desígnio de algum local repleto de belezas, riqueza ou abundância. Dessa forma, percebemos que os colonizadores portugueses, ao batizarem as terras brasileiras, retomavam um antigo mito que circulou no imaginário europeu durante séculos até hoje.

 

 

 

 


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese