Notíciais

O que é samba? Maxixe, Marcha ou simplismente Samba....

Por Helena Carvão

O Brasil é um país que sempre teve problemas de duidade, nem os próprios criadores do samba como Donga, sambista a quem foi atribuido a autoria do primeiro samba do Brasil, e Ismael Silva, outro grande sambista souberam explicar a origem do samba.

 

Vamos tentar entender essa história?

O Samba em debate

Por volta do fim dá década de 60, o Jornalista Sérgio Cabral, pai do ex-prefeito do Rio de Janeiro, estava presente em um debate entre os dois sambistas. Donga (Rio de Janeiro, nascido em 5 de abril de 1890 e falecido em 25 de agosto de 1974)  pertencente ao primeiro estilo de Samba e o criador do que seria o primeiro do Brasil o "Pelo Telefone" composto na casa da Tia Ciata, uma negra Baiana que se mudou para o Rio e era anfitriã de pessoas influentes, tendo muita importância na história do samba e candomblé no País e Ismael Silva, um dos fundadores do segundo estilo.

Ao serem indagados sobre o que era samba, começou a confusão! Donga respondeu que samba sempre foi: 

"O Chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar, que na carioca tem uma roleta para se jogar...."

Citando o começo do seu samba "Pelo Telefone", Ismael Silva na mesma hora retrucou "iSSO É MAXIXE!"

Quando Ismael foi indagado por Donga com a mesma pergunta sobre o que era Samba, Este prontamente respondeu:

" Se você jurar que me tem amor eu posso me regenerar. Mas se é para finfir mulher, a orgia assim não vou deixar..."

Citando o samba de sua composição.

No mesmo momento Donga interrompeu afirmando "ISSO É MARCHA!!!"

O que é, e qual a origem do Samba

Vamos tentar entender e tirar nossas próprias conclusões, conhecendo um pouco dos gêneros musicais citados pelos dois compositores da época.

 

O que é Maxixe?

O Maxixe é um estilo de musica brasileira criada pelos negros no Rio de Janeiro e que esteve em alta no fim do século XIX, ficou também conhecida como Tango Brasileiro, por conta das influências de ritmo exercidas pelos Tangos Argentinos, que também surgiram na mesma década.

O que é Marcha?

Como a própria palavra já diz, é um estilo musical feito para marchar, geralmente é escrito em compassos. Começou sendo usada nas marchas militares, também foi criada a marcha fúnebre e depois nasceram as marchas de carnaval, usadas nos blocos de rua e posteriormente nas escolas de samba. Da marcha foi desenvolvido depois os sambas enredo.

Samba então é....

Finalizando, do Maxixe a Marcha, samba é samba e tá na alma e no sangue do Brasileiro, e como tudo no Brasil, ao meu entender é um mixigenação de ritimos, com influência africana, argentina e de vários outros cantos. Enfim samba é a cara do Brasil, tudo junto e misturado.

obs: Foto de Donga


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese