Notíciais

Lugares escondidos - Pedra do Sal RJ

Por Helena Carvão

A Pedra do sal é um local histórico e pouco explorado no Rio de Janeiro, fica em uma ruazinha escondida na Zona Portuária,no bairro da Saúde,  em prente ao Museu de arte do Rio (MAR), atrevessando a rua e passando pelo maior painel grafitado da cidade, obra do artista TOZ, mas isso fica para outro post.


Vamos falar da Pedra do Sal...


Origem da Pedra do Sal e curiosidades

Lá era onde os escravos descarregavam o sal importado de Portugal para ser comercializado no Rio de Janeiro, o sal ná época colonial era muito caro e somente famílias de alto poder aquisitivo podiam se dar ao luxo de temperar suas refeições com esse condimento, por isso nasceu a expressão "aquela pessoa é sem sal" ou seja falta alguma coisa, isso porque a maioria das pessoas comiam alimentos feitos sem sal.

Hoje a pedra tem um tipo de escadaria, que foi construída pelos próprios escravos para ajudar na descida na hora de desembarcar o sal, antes eles literalmente tinham que escorregar pela pedra até embaixo carregando os sacos do condimento.

Depois passou a ser descarregado alí outros produtos também para comercialização e uso da família Imperial no Rio de Janeiro.

Local de muita importância para a cultura negra carioca e para os amantes do samba e do choro. Pode ser considerada como o núcleo simbólico da região chamada de Pequena África, que era repleta de zungus (casas coletivas ocupadas por negros escravos, uma espécie de Quilombo urbano)

O que rola hoje na Pedra do Sal

O Local onde nasceu os blocos de carnaval, e onde era um ponto de encontro dos negros para fazer oferendas e reverenciar sua religião o Candomblé, hoje é palco toda segunda e Sexta de eventos de samba e pagode gratuitos e é frequentado por moradores e turistas.

Vale a pena a visita, respire história e curta um lugar bem eclético.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese