Notíciais

Cerveja consumida com moderação faz bem a saúde

Por Helena Carvão

Cerveja e saúde

A  cerveja é rica em proteínas, vitaminas, fibras e minerais, varia conforme o tipo e o método de fabricação. Além de tudo a cerveja não contém gordura.

Receita Básica da Cerveja

A cerveja chamada puro malte contém somente água , cevada e lúpulo, porém muitas levam outros ingredientes, a Levedura que está presente em todas as cervejas é responsável pela fermentação e depois do processo é retirada e usada novamente.. Fora isso podem levar milho e várias outros componentes.

Benefícios do consumo moderado da cerveja

Se consumida moderadamente a cerveja traz benefícios a saúde, é recomendável para mulheres um copo por dia e dois para os homens.

Pontos positivos da cerveja para saúde: 

Reduz o risco de artrite rematóide, alzaimer, aumenta o índice de HDL, que é o bom colesterol e  reduz o LDL, que é o ruim colesterol. Tem ação antioxidante no organismo.

Barriga de Cerveja

Na verdade o que causa a barriga não é a cerveja, mas sim o que se come junto com ela, o famoso "tira gosto", principalmente frituras e gorduras.

Cerveja e Cosméticos

A cerveja já esta sendo usada como base para alguns tipos de comésticos, como xampús e sabonetes.

Benefícios do lúpulo

O Lúpulo usado na cerveja ataca os radicais livres, previnindo infecções, mal de parkison, Alzheimer, arteriosclerose e até cancêr.

Cervejas Artesanais e especiais

Cada ano cresce o número de cervejas artesanais fabricadas no mundo legalizadas, elas geralmente tem qualidade superior as industriais, o teor alcólico geralmente é mais elevado, ultrapassa os  4,5 %, mas o mercado ainda é muito pequeno, cerca de apenas 1% do total de cervejas consumidas no mundo, e isso é devido também ao valor dessas cervejas, por serem melhores e produzidas em pequenas escalas, tem o preço elevado, as mais baratas custam em média R$ 10,00, garrafas de  300 ml.

Curiosidade: Os Abades na antiguidade faziam jejum e só se alimentavam de cerveja, por isso existem cervejas do tipo ABADIA, como é o caso da Confraria, fabricada pela cervejaria Bohemia na cidade de Petrópolis/RJ.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese