Notíciais

O Caminho - Dicas e Curiosidades

Por Helena Carvão

Sempre tive vontade de percorrer O caminho de Santiago, então fiz várias pesquisas, entrevistei pessoas que fizeram e resolvi escrever um artigo sobre o assunto.


Você deseja fazer o Caminho? Então leia esse artigo.

"Onde o caminho do vento, cruza com as estrelas."

O Livro mais famoso sobre O Caminho

Foi escrito pelo brasileiro Paulo Coelho e foi seu primeiro livro "O Diário de um mago" Traduzido para 21 idiomas.

 

O que degustar durante o percurso

 

A espanha é famosa por seu cordeiro assado e pelos Tapas e Pinchos.

 

Tapas e Pinchos

 

Todo mundo que esteve ou conhece um pouco a Espanha já ouviu falar nas famosas tapas espanholas.
Eu particularmente nunca comi, mas sei que basicamente consiste em degustar pequenas porções de diferentes pratos.

As mais tradicionais são a "tortilla de patata", as "gambas al agillo", as "patatas bravas", "pimientos rellenos", "croquetas", "calamares a la romana", entre muitas outras.

 

Os pinchos (ou pintxos) são um tipo de tapa, tradicionais do País Vasco. Se diferenciam das tapas normalmente por serem servidas em cima de um pedaço de pão com um palito espetado. Nos bares de pinchos, encontrados por toda Espanha, os pinchos frios ficam expostos no balcão do bar e cada um se serve, acumulando no seu prato apenas os palitos para posterior contagem e cobrança. Os pinchos quentes são pedidos ao garçom e preparados no momento.

 

Bebidas para harmonizar

 

Tradicionalmente se bebe chopp, vinho ou clara (mistura de chopp e limão, muito parecido com a Michelada de origem mexicana) acompanhando as tapas. No caso dos pinchos o acompanhamento mais típico é o Txacoli, um vinho branco suave levemente gasoso!

 

Cuidado com o café europeu, dizem que é muito forte.

 

Caminhos do Caminho

 

 

Existem vários, o português, o Francês e de várias distâncias diferentes, pode-se fazer de 100 à 900 quilómetros.

 

Percorre-se por várias cidades, entre elas as principais: Pamplona, Torres del Rio, Astorga, Monte del Gozo entre outras, depende do percurso escolhido por você.

 
Motivação para fazer O Caminho

 

As razões na maioria são Históricas, religiosas ou culturais e por volta de 15% fazem pela saúde.

 

Curiosidades sobre O Caminho

 

Bebe-se muito vinho e alguns pelegrinos costumam fumar ervas.

 

Na cidade Torres del Rio só existe um albergue que está em alguns guias turísticos como 5 estrelas, trata-se da casa Santa Bárbara é de propriedade de "El Ramon" foi eternizada no filme "O Caminho", infelizmente parece que El Ramon veio a falecer a pouco tempo, mas não tem notícias que afirmem tal fato.

 

O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou a cavalo, mas quem não faz a pé, é considerado um falso peregrino, pois não exige muito sofrimento.

 

Guto Pinto é um petropolitano que já fez o caminho três vezes, conheceu a esposa no trajeto e escreveu um livro.

 

Rodrigo Racy foi a primeira pessoa a fazer em um monociclo, ele também é brasileiro e virou documentário na ESPN,  também fo usada algumas imagens no programa Circuito Livre, juntos com fotos de Guto Pinto.

 

Existe uma catedral que se você entrar e o galo cantar, é sinal de que você terá um bom caminho.

 

Infelizmente a casos de falecimento durante o percursos, então a regra é clara: Nunca fazer durante o inverno europeu, que vai de dezembro a fevereiro.

 

Hotel e Restaurante Parador é o mais luxuoso de Santiago de compostela, Comer aí é com certeza saborear os melhores produtos da Espanha. Até a água mineral é a água oficial da Seleção Espanhola de Futebol.O lugar é impressionante no subsolo do edifício de 500 anos e o hotel é magnífico, porém muito caro.

 

A tradição do Sambaqui é sagrada e simbolo da perigrinação, trata-se de um monte de pedras onde o peregrino escreve seu nome e faz uma oração.

 

O Caminho inteiro leva em média 3 meses para ser percorrido a pé. No fim o peregrino recebe um diploma de Compostela com seu nome o documento é todo escrito em latim, já que refere-se  a idade média.

 

A Tradição manda que ao chegar a Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino se aproxime da estátua de Santiago de joelhos.

 

É obrigatório para os brasileiros terem pelo menos 514 euros para fazer O Caminho e a passagem de volta já comprada.

 

Não aguenta carregar peso? Existem firmas que fazem isso para os peregrinos.

 

Sentiu vontade de se aventurar no Caminho? Pesquise tudo que puder e boa sorte!

 

Conheça o esporte de caminhada conhecido como trekking e aprenda a praticá-lo, seja para o lazer ou competição. Descubra a história do trekking, suas variações e equipamentos utilizados. Saiba ainda os riscos da prática desse esporte e técnicas de primeiro socorros. 


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese