Notíciais

A Copa que a maioria não viu.

Por Helena Carvão

A Copa do mundo do Brasil, considerada a Copa das Copas foi marcada pela confraternização e paz entre os povos. Pessoas de diversas nacionalidades torceram juntas e vibraram na mesma sintonia

 

Mas aconteceu muito mais coisa que a maioria dos brasileiros não sabem.

Nos aeroportos, a maioria das coisas deram certo, teve uma boa organização em geral, porém o problema aconteceu nos dias de jogos, muitos turistas ficaram insatisfeitos pelos seguintes motivos:

1) Os estacionamentos ficavam muito longe dos estádios, os turistas tinham que caminhar de 20 a 30 minutos para chegar as arenas, como também são conhecidas.

2) Apenas uma minoria tinha direito de entrar com ônibus, vans ou carros nesses estacionamentos, para isso era preciso ter um credenciamento que não era nada barato.

3) Muitas vezes esses credenciamentos vinham errados, como por exemplo credenciamento de van para ônibus, resultado com isso, muitos veículos foram impedidos de entrar nesses estacionamentos.

4) Sem credenciamento para os veículos, era necessário ficar bem longe dos estádios, pegar metrô e andar bastante novamente.

5) O primeiro dia de jogo no maracanã no RJ, que foi estreiado com uma partida do time da Argentina, estava um verdadeiro caos para os turistas encontrarem o portão onde deveriam entrar, os voluntários responsáveis por direcionar os turistas, apesar da boa vontade, não conseguiam se comunicar na maioria das vezes.

6) Turistas com poderes aquisitivos mais altos tinham entrada preferencial e um lugar reservado com petiscos e bebidas liberadas até a hora de  começar o jogo (esta entrada era hospitality/Village)

7) Turistas menos abastados não tinham a mesma sorte, e tudo consumido dentro do estádio era caríssimo.

Minha opinião sobre o saldo da Copa é que o maior problema foi a rota de acesso feita pela FIFA para manter a "segurança" perto dos Estádios, o que acabou causando maior transtorno para todos. Existiu muitos problemas na area de transporte, grupos de turistas idosos ficaram bastante insatisfeitos. Turistas com entradas para portões específicos que ficavam em um estacionamento, recebiam credencial de outro estacionamento muito mais longe, obrigando a uma caminhada desnecessária.

Esperamos melhorias para as olimíadas de 2016, mas por fim foi um grande, bonito e feliz evento, mesmo com a perda humilhante do Brasil de 7 x 1 para os campeões que levaram a taça, a destemida Alemanhã.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese