Notíciais

O que é OVACE?

Por Helena Carvão

Na medicina o engasgo ou obstrução de vias aéreas por corpo estranho tem o nome técnico de OVACE, que é o bloqueio da traquéia de um indivíduo por um objeto estranho.

OVACE  é considerado uma emergência médica. Em casos severos, o engasgo pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la semi-consciente ou inconsciente por um período de tempo.

Procedimentos

 Nessa situação, deve-se agir rápida e precisamente para evitar danos ou até o falecimento. Em casos mais graves, deve-se chamar uma ambulância rapidamente, para uma intervenção médica de emergência. Mas em um primeiro momento, na tentativa de socorrer o indivíduo deve-se usar o seguinte procedimento descrito abaixo.

Manobra de Heimlich

A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, colocando sua perna para escorá-la, mas seu corpo deve ficar de forma lateral, dessa maneira, se a vítima vier a desmaiar a pessoa não ira ser projetada para frente junto com a vítima. Em seguida, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso externo. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para dentro e pra cima a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdômen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco à oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio.

Caso a vítima fique inconsciente, a pessoa deve ser deitada no chão e a manobra deve ser interrompida, iniciando a reanimação cardiorrespiratória.


© Circuito Livre - 2010. Todos os direitos reservados. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade do Circuito Livre Desenvolvido por: Augusto Saggese