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Coluna: MINDFULNESS..O QUÊ?

Autor: Mi Keller

A nova era da administração. Não da sua empresa, mas do seu tempo e da sua produtividade. Mindfulness (ou traduzido livremente como “atenção plena”) são técnicas e exercícios mentais que ativam o foco, despertam a intuição, turbinam sua energia e diminui o stress.

Meditação para produtividade

Sim é a prática da meditação, mas isso não tem nada a ver com religião ou papo de autoajuda. Isso é coisa séria, quer ver?
A BBC de Londres publicou uma matéria inteirinha sobre as práticas de meditação e respiração no ambiente de trabalho
(link) e todos os benefícos.

A Revista Exame falou sobre o assunto e como esta técnica ajuda os executivos a liderar melhor e cita empresas e altos executivos que usam esta prática, como Shell Oil, IBM e Morgan Stanley, Steve Jobs, fundador da Apple, e Ray Dalo, fundador da empresa de investimentos Bridgewater Associates.

Será que é para mim?

Ah você ainda não se convenceu ou acha que não é para você? A Universidade de Harvard publicou um estudo feito por seus pesquisadores sobre o tema, verificando que a meditação literalmente reconstrói a massa cinzenta do cérebro em apenas oito semanas, atuando sobre a aprendizagem e memória, e em estruturas associadas à autoconsciência, compaixão e introspecção. (link)

 

Brasil começa a olhar para esta prática

No Brasil ainda é novo o uso da meditação no ambiente de trabalho. Mas o benefício não fica só ai. A meditação auxilia problemas físicos e emocionais, diminuindo em até 70% a ida ao sistema de saúde (segundo a  USP). Enfim, não há contra indicação e é para todo mundo, free!

Sem desculpas!

A internet está cheia de opções para ensinar a técnicas e explicar sobre os benefícios, tente http://mindfulnessbrasil.com ou baixe o app http://stopbreathethink.org. Algumas dicas para iniciar:

·        Comece com um tempo curto, 3 a 5 minutos;

·        Estabeleça um horário e local definido até pegar a prática;

·        Ache uma posição confortável (não precisa ser aquela pose de budista, mas evite deitar) e relaxe os músculos;

·        Respire profundamente, preste atenção na sua respiração;

·        Não se preocupe com seus pensamentos, apenas observe e respire por alguns minutos;

Que tal começar hoje? J

Michele Keller é publicitária, mochileira, praticante de meditação e consultora em design de treinamento, metodologias e práticas. Se especializou em marketing, vendas e treinamentos, passando por empresas como Sadia, Dell e Senac-RS.

 

Para mais informações: Mikeller01@hotmail.com


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